A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este
afastamento da realidade num universo extraordinário, cria uma certa
cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica é não
ousar ir longe demais.
Questões:
• Qual seria a representação natural e normal dessa satisfação?
• Não se pode acrescentar à essa representação natural de satisfação um exagero publicitário grosseiro?
Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo esnobismo.
Questões:
• A base da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui status à marca junto ao público?
• A natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes, marcantes?
• Dispomos de um orçamento suficientemente elevado para que esta simples representação pelo silêncio tenha impacto?
A Transfiguração Qualitativa
A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por
meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através
desta técnica são construídas fortes campanhas. Um misto da técnica de
Reserva Espetacular, mas com o diferencial qualidade explícita.
Questões:
• Existe, na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto anunciado?
• Quais os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
O risco da Transfiguração Qualitativa é o exagero nos atributos de qualidade do produto. Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.
Exercício 01:
- Ache um anúncio publicitário que utilize cada uma das 3 técnicas dadas na aula de hoje e poste em dupla de criação. Não esqueça de postá-los juntos e abaixo de cada um coloque o nome da técnica principal.
Exercício 02:
O cliente Outback Steakhouse está presente em Goiânia com 2 lojas nos principais shoppings da Cidade. No link abaixo é possível ler um pouco mais sobre este incrível restaurante Outback - quem somos.
- Faça 3 postagens (layout + conteúdo) divulgando a promoção de Happy Hour
Mas atenção? O material deverá ser realizado em 3 versões: utilizando as técnicas de: Hiperbolização, Transfiguração Qualitativa e Reserva Espetacular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário