Aula 9

Hiperbolização


A técnica de Hiperbolização consiste em exagerar a satisfação prometida para além do verossímil, para atingir a dimensão do mito, da fábula. Mas este jogo com a satisfação prometida, este afastamento da realidade num universo extraordinário, cria uma certa cumplicidade com o leitor e conferem força. O perigo desta técnica é não ousar ir longe demais.
Questões:
     Qual seria a representação natural e normal dessa satisfação?

     Não se pode acrescentar à essa representação natural de satisfação um exagero publicitário grosseiro?

O risco da Hiperbolização é que o exagero são seja suficientemente longo ao ponto de alcançar o mito, a fábula, mantendo-se o tom de humor sem virar "um grosseiro pastelão".




Reserva Espetacular
A técnica de Reserva Espetacular consiste em rodear o produto de silêncio. É a ausência de mensagem publicitária. Esta "presença espetacular" do produto, isto é em sua forma majestosa, carrega consigo fortes conotações, atribuindo status ao produto em questão. Isto implica o precioso, o prestígio e um certo esnobismo.
  Questões:
   A base da mensagem (representação do produto) é reconhecida e atribui status à marca junto ao público?
    A natureza e o aspecto físico do produto contém representações visuais fortes, marcantes?
  Dispomos de um orçamento suficientemente elevado para que esta simples representação pelo silêncio tenha impacto?
 O risco da Reserva Espetacular é que o produto não seja suficientemente forte para se prestar a uma comunicação implícita deste tipo.




A Transfiguração Qualitativa
A técnica de Transfiguração Qualitativa consiste em imprimir poder à mensagem por meio da ênfase na qualidade e realização estética do produto. Através desta técnica são construídas fortes campanhas. Um misto da técnica de Reserva Espetacular, mas com o diferencial qualidade explícita.
Questões:
     Existe, na mensagem, um elemento estético que se preste a uma expressão artística e que transmita qualidade ao produto anunciado?
     Quais os principais atributos qualitativos do produto a serem trabalhados?
 O risco da Transfiguração Qualitativa é o exagero nos atributos de qualidade do produto. Preocupe-se em dizer apenas a verdade, uma vez que o produto é exposto de forma hiperbolizada.


Exercício 01:
- Ache um anúncio publicitário que utilize cada uma das 3 técnicas dadas na aula de hoje e poste em dupla de criação. Não esqueça de postá-los juntos e abaixo de cada um coloque o nome da técnica principal.

Exercício 02:
 O cliente  Outback Steakhouse está presente em Goiânia com 2 lojas nos principais shoppings da Cidade. No link abaixo é possível ler um pouco mais sobre este incrível restaurante Outback - quem somos.   
- Faça 3 postagens (layout + conteúdo) divulgando a promoção de Happy Hour
Mas atenção? O material deverá ser realizado em 3 versões: utilizando as técnicas de: Hiperbolização, Transfiguração Qualitativa e Reserva Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário