Aula 12

Decodificação do Acaso
A técnica de Decodificação do Acaso é montada a partir da junção de nomes ou parte de um mesmo nome, construindo, assim uma nova visão do produto perante o consumidor. Dessa combinação surgem novos conceitos, que atribuem valores e produzem estímulos de compra. Embora o nome seja "do acaso", a verdade é que essa técnica requer do criador muita sensibilidade criativa.
O risco da Decodificação do Acaso é pensar que a simples justaposição constitui a solução. Na verdade, é preciso perspicácia e talento para utilizar esta técnica, caso contrário, poderá criar um monstro.
Fantasia
A técnica de Fantasia nada mais é do que a exploração psicológica e emocional do consumidor aplicada à criatividade. Através do uso de uma linguagem lúdica, onde se trabalham cores, formas, desenhos e sonhos, o consumidor se deixalevar pelo inconsciente e o produto adquire formas imagens, símbolos e elementos que não se inserem num contexto racional. Geralmente esta técnica é usada para atingir um público infantil e adolescente, mas isso não é regra, afinal, todo ser humano adora fantasiar.
O risco da Fantasia é trabalhar essa técnica com produtos de primeira necessidade. Geralmente, este estilo mais solto de comunicação cabe a gêneros supérfluos, mas ATENÇÃO! Não existem regras. As melhores criações são feitas a partir das exceções.




Força Vampiro

A técnica Força Vampiro é usada conceitualmente quando queremos "sugar" um conceito já consolidado por uma outra marca existente (não necessariamente concorrente, podendo ser até mesmo de outro segmento) ou mesmo trabalhar na campanha uma expressão, frase, chavão, provérbio ou até mesmo letras de músicas e poesias que sejam de domínio público. Essa associação de ideias ao produto ou serviço anunciado gera identificação e intimidade com o público. Por isso, essa técnica seja uma das mais utilizadas para lançamentos.

Para se obter êxito com o uso dessa técnica, deve-se formular as seguintes questões:
•          Este produto/serviço a ser anunciado ainda não possui uma identidade formada pela mídia/marketing?
•          A associação de ideias, nesse caso, não arranharia a imagem do produto/serviço?
•          Essa frase, palavra ou provérbio utilizado é realmente de domínio público?

O risco da Força Vampiro é utilizar esta técnica com produtos que tenham sua identidade no mercado já consolidada. Assim, corre-se o risco de ter sua imagem arranhada. Outro risco é cair no "senso comum". A utilização de provérbios é uma faca de “dois gumes”. Se não tiver uma razão muito forte, não os use.


Agora vamos para os exercícios.
Exercício 1: Ache um exemplo de cada técnica criativa aprendida hoje.
Exercício 2: Cliente PUC Goiás - Campanha de Matriculas do PUC Idiomas Anuncio para o Jornal PUC VC (distribuído entre os alunos nos campus) formato - 1 página
Mas atenção, pensando na nossa avaliação de N2, faça anúncios completos
Importante: busque utilizar a mesma arte (layout único), modificando apenas a ideia criativa da técnica, ok.

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